domingo, 18 de janeiro de 2015

Que Deus seja assim, real em cada detalhe, porque assim o é.

Cada detalhe da natureza revela a presença de Deus, a beleza da obra criada revela a grandeza e a beleza de quem a criou. Tudo é um milagre. Deus também está conosco através de sua criação. Contemplar a natureza também é contemplara a grandeza e a beleza de Deus.

Olhai para as aves do céu.

Olhai para os lírios do campo.

Cada sementinha que uma rolinha apanha no chão, cada pétala de uma flor, deve nos revelar os cuidados de Deus e seu amor para conosco. Deus sempre tem prazer em se revelar a nós, nós é que nem sempre temos prazer em encontrar Deus. Quanto mais a graça vai abrindo nossos olhos para perceber Deus, mais a gente vai notando o quanto Deus está presente e como ele tem cuidado de nós. Deus passa a existir em cada detalhe, nada é bobo, sem importância, tudo passa a ser sagrado porque da mente do sagrado nasceu.


Olhar é algo que requer calma, ir mais devagar, a presa é inimiga da observação da contemplação. Deus tem prazer em falar conosco, Deus quer se revelar de todos os modos possíveis, o problema de não perceber Deus na verdade tem haver é com nosso coração, com a dureza de nossos corações, acredito que só não se vê Deus que faz questão de não o ver, a não fé é uma batalha assim como é o ter fé é, o não ter fé na verdade é ter fé ao contrario. Deus está lutando para se mostrar e o individuo terá que lutar para não o vê-lo.
 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.

Deus está tão evidente em tudo que só fechando os olhos para não vê-lo. Mas para aqueles que abrirem os olhos, e tiverem interesse em ver Deus, Deus se mostrará em tudo. É possível extrair ótimos sermões contemplando mais a natureza, quando Deus passa estar em tudo, nosso culto ganha outra dimensão, a vida passa a ser um culto, a presença de Deus se expande ao ponto de nos sentirmos tocado pelo próprio Deus ao sentir a brisa fresca do por do sol.
Que Deus seja assim, real em cada detalhe, porque assim o é.


Fernando Martins

sábado, 17 de janeiro de 2015

Deus fez por mim em Cristo aquilo que por mim eu jamais conseguiria fazer: Agrada-lo.

Falar sinceramente e francamente sobre nossos erros, pecados e fracassos é essencial para o amadurecimento e edificação da igreja. Falar como Deus fez e como fizemos em relação aos nossos pecados é extremamente importante. Uma falsa espiritualidade só produz mais falsa espiritualidade. Excluir nossa humanidade não ajuda em nada em nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo e com o próximo.

 A igreja precisa aprender que não é preciso viver uma vida de fingimento, fingimento produz mais fingimento. Fingir que não erramos, que não pecamos, fingir que não caímos e fracassamos leva as pessoas a não aprender sobre essa tão importantíssima área de suas vidas, se não a mais importante, a área dos pecados, fracassos e erros.  As pessoas precisam ver como agimos quando pecamos, quando tropeçamos, quando caímos, mas se fingirmos que não pecamos, como vamos ensina-las sobre isso, você pode fazer um bem enorme a outros mostrando que você tem pecados e como você lida com seus pecados. Essa área é a área onde as pessoas mais sofrem,  acredito que seja por falta de pessoas que são sinceras em deixar as pessoas saberem como elas lidam com seus pecados.  As pessoas sofrem por não saberem lidar com seus pecados, e muito disso é porque não somos sinceros e abertos na maneira como resolvemos nossos pecados. Preferimos fingir que não temos pecados e que não temos que resolver.
As pessoas precisam aprender vendo como você lida com seus pecados, porque pecamos e pecamos muito, e fingir que não pecamos só serve para ajudar as pessoas a sofrerem mais ainda com seus pecados, e a satanás para destruí-las usando justamente seus pecados.
Você não precisa desistir porque peca.
Você não é pior porque peca.
Tem um jeito certo de lidar com o pecado.
Seus pecados não te definem, quem te define é a sua fé.

 Os irmãos precisam entender que não temos que impressionar pessoas, mas sim a Deus, e que nossa fé em Cristo é suficiente para tal. Temos que entender que a única coisa impressionante que temos é Cristo, temos que viver uma vida simples e sincera, sendo quem de verdade somos, imperfeitos em nós mesmos, perfeitos somente em Cristo, a graça precisa nos libertar de querermos mostrar um comportamento que não somos capazes de ter. Ninguém é bom o suficiente em se mesmo, todos dependem do Sacrifício de Cristo.

 A graça nos liberta para não esconder o que de fato somos, e sermos o que somos sem fingimento libertará as pessoas para não viver uma vida fingida. Estamos todos no mesmo caminho, ninguém é uma obra acabada. Deus trabalha com gente não com anjos.
Eu sei o que não sou, e foi por saber profundamente o que não sou que, que a obra de Jesus passou a ser minha principal paixão, porque somente nele posso ser para Deus aquilo que Deus de mim quer, somente em Cristo satisfaço a Deus. Saber que em Cristo Deus está satisfeito comigo, me leva a uma explosão de alegria e profunda adoração. Como tenho prazer de saber que em Cristo dou prazer para Deus. Deus fez por mim em Cristo aquilo que por mim eu jamais conseguiria fazer: Agrada-lo.

Fernando Martins

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nos de um Coração que Também Ora com Gemidos Inexprimíveis.


É preciso coragem para pregar a verdadeira palavra de Deus. É preciso do Espírito Santo para se ter essa coragem e a capacidade para pregar essa palavra. Em toda a história da Igreja o reino de Deus só avançou através de homens de coragem e ousadia. As mudanças provocadas pela luz da palavra sempre cobraram caro de seus porta-vozes. O reino de Deus só avança através de homens de coragem extraordinária, gerada pelo Espírito Santo.

Somente aqueles que se dão completamente ao Espírito Santo podem ser dados pelo Espírito Santo ao mundo. Para aquilo que Deus quer fazer. A obra que Deus promete sustentar e a Dele. Quando o que fazemos é fruto da nossa mente se tornará um peso, obra da carne terá que ser mantido pela carne. Deus não edificará aquilo que não começou.

 Nós não sabemos fazer a obra de Deus, isso deve nos levar a uma profunda intimidade com o Espírito Santo porque somente ele conhece a mente de Deus, é pode nos revelar os sonhos e planos que Deus quer fazer através de nós.

 Na ausência do Espírito Santo sempre voltamos aos nossos próprios caminhos, sem o vento do Espírito jamais faremos o que Deus quer que façamos. A esperança está na busca desesperada pelo Espírito Santo. Acredito que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis porque ele sabe da nossa real condição e necessidade. Quanto mais nós também percebermos essa nossa situação, também passaremos a orar com essa agonia, desespero, busca, gemidos. Que Deus nos ajude a nos prostrar de ante Dele com esse coração que geme em busca da maravilhosa direção do Espírito Santo.

Fernando Martins


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Paradoxo de Morrer para Melhor Viver.

O paradoxo é que morremos justamente para que possamos melhor viver, não morte por morte em se, mas sim morrer para viver. Viver para Cristo, para os desejos e propósitos de Deus, o que na verdade é a verdadeira e abundante vida, viver em função de nós mesmo é miserável, mas, morrer para nós e viver para Cristo é vida em plenitude. Morro para um tipo de vida que não quero, e morro justamento porque é morrendo para esse tipo de vida que não quero, que posso viver para um tipo de vida que desejo, sonho, busco e quero, um tipo de vida que me da profundo prazer, que é viver para os desígnios de Deus. 


Tem um tipo de vida que para ela preciso morrer, morrer todo dia, toda hora, a cada instante, porque é só morrendo para o medíocre que posso desfrutar do excelente, a vida vivida para Deus. Quero morte, porque quero vida, outro tipo de vida, matar-me ei todo dia, para que o dia seja cheio de uma vida que vale a pena ser vivida, vida para Deus.


 Nossa vida só não é desperdiçada quando ela é investida no reino de Deus, nosso eu não é construído a partir de nós mesmos, mas sim, a partir da vontade daquele que nos Criou. Eu não tenho vontade própria porque aquele que me fez já tem uma vontade própria em relação a mim, ai, eu só posso descobriu e viver o meu verdadeiro eu quando busca-lo não em mim mesmo, mas na vontade daquele que me fez, o nosso eu verdadeiro está na mente de Deus. Eu só posso ser um ser de verdade se o que sou é construído em Deus. 

Fernando Martins.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Hipotermia Espiritual

 Como pode a maioria dos cristãos viverem sem o fogo do espírito queimando em seus corações, e continuarem vivendo de boa? Se a bíblia declara que podemos apagar o Espírito isso implica também que podemos acender, como é triste encontrar tão poucas pessoas que estão lutando para manter o fogo do Espírito queimando em seus corações.

  A frieza mata de uma forma agradável, a pessoa não percebe, mas esta morrendo, e por fim, morre e nem vê que morreu, quem morre por hipotermia, ou seja, pela perda de calor do corpo, a pessoa vai adormecendo, perdendo o sentido, sem dor, sem desconforto, ate que, por fim, morre sem ver, sem sentir, morre em paz, fico triste de ver como tantos cristãos estão morrendo por esse mesmo motivo.

  É hora de reagirmos contra essa hipotermia espiritual de nossos dias. Precisamos desesperadamente do fogo do Espírito queimando em nossas almas, precisamos tomar atitudes contra a frieza de nossos dias, precisamos tomar atitudes contra a nossa frieza pessoal, Deus quer mais espaço em nossas vidas. Sacrifique o que for preciso por mais fogo do Espírito em sua vida.

 A igreja esta sofrendo dessa terrível ausência de calor. Esse é o pior pecado de nossos dias. Estamos cheios de religiosidade, porém os nossos corações estão longe do Senhor, é hora de darmos ao senhor mais do que cumprimento de regras. Deus está atras de nossos corações.

Fernando Martins.